Diretoria e Conselhos

Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por no mínimo 5 e no máximo 9 membros, todos acionistas, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, passível de reeleição.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Juan Pablo Zucchini Presidente Independente 18/04/2018 Até a AGO em 2020
Formado em Economia pela Universidade Católica da Argentina e com MBA em Administração de Empresas pela Universidade Austral – IAE. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A., desde setembro de 2017, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3, posição que acumula com a de membro do Comitê de Gente e Governança e do Comitê de Estratégia da Companhia, é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Biotoscana S.A (GBIO33), companhia aberta do setor de saúde, membro do Conselho de Administração do Fleury S.A. (FLRY3), companhia aberta líder no setor de medicina diagnóstica, bem como Managing Partner de Advent International. Possui 19 anos de experiência em private equity, tendo liderado diversas transações. Atualmente se concentra em investimentos nos setores de educação e serviços de saúde na América Latina. Antes de ingressar na Advent International, trabalhou por 03 anos no Grupo Perez Compac, onde atuou em vários projetos de privatização na Argentina, especialmente nos setores de energia, óleo e gás. Foi membro do Conselho de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha e da Kroton Educacional, companhia aberta no ramo da educação.
Maurício Luís Luchetti Vice-Presidente Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2020
Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Pós-graduado em Finanças e Recursos Humanos pelo IAG da PUC-RJ. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A. desde abril de 2016, na qualidade de membro independente, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3, tendo sido eleito como membro do Conselho de abril 2008 a janeiro de 2016. Acumula esta posição com a de coordenador do Comitê de Geste e Governança desde setembro de 2016, tendo sido eleito como membro do referido Comitê de janeiro de 2014 a abril de 2016. Acumula ainda a posição de membro do Comitê Acadêmico desde dezembro de 2016 e foi membro do Comitê de Auditoria e Finanças de abril de 2014 a janeiro de 2016. Atua ainda como Conselheiro Independente da Construtora Tenda S.A. e membro do Comitê de Remuneração, Nomeação e Governança Corporativa. É sócio da Galicia Investimentos desde 2007. De 1985 a 2003, integrou na empresa Brahma/Ambev, do setor de bebidas, ocupando diversas funções sendo as últimas a de Diretor Regional por 5 anos, respondendo pelas áreas Fabris, Comerciais e de Distribuição na Regional Centro-Oeste e Norte do Brasil, e Diretor Corporativo de Gente e Gestão por 5 anos, sendo responsável por todas as políticas, programas de Recursos Humanos e Programas de Gestão em todas as operações da América Latina, bem como pela Gestão da Universidade Corporativa. De 2003 a 2006, atuou no Grupo Votorantim como Diretor de Desenvolvimento Organizacional na Holding VPAR (2003 a 2004) e, posteriormente, foi COO da Votorantim Cimentos Brasil (2004 e 2006). Atuou ainda como membro do Conselho de Administração de diversas companhias abertas como da Taesa – Transmissora de Energia, da Mangels, da Nutriplant e Construtora Tenda.
Jackson Medeiros de Farias Schneider Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2020
Formado em direito pela Universidade de Brasília e com MBA em Administração de Negócios pela Business School of São Paulo. O Sr. Schneider foi eleito Presidente e CEO da Unidade de Negócio da Embraer Defesa e Segurança em 05 de dezembro de 2013, com efetividade a partir de 1º de janeiro de 2014. Atuou na Embraer, companhia aberta do setor de fabricação de aeronaves, de julho de 2012 a dezembro de 2013, como Vice-Presidente Executivo de Pessoas, Relações Institucionais e Sustentabilidade. No setor privado, foi Diretor Adjunto de Relações Corporativas da Unilever, companhia produtora de bens de consumo, e Vice Presidente de Recursos Humanos, Relações Jurídicas e Assuntos Corporativos da Mercedes Benz do Brasil, sociedade do segmento automotivo. Adicionalmente, foi Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), além de membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Atualmente, é membro do conselho consultivo de administração da Mercedes-Benz do Brasil, sociedade do segmento automotivo, e de algumas associações como o Instituto Ayrton Senna, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). É também membro do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República) e do Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU – CECAP/TCU.
Luiz Roberto Liza Curi Membro Independente 30/06/2016 Até a AGO em 2020
Formado em Ciências Sociais/Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em Sociologia da Ciência pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UNICAMP e doutorado em Economia pelo Instituto de Economia/UNICAMP. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A. desde julho de 2016, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3, posição que acumula com a de Coordenador do Comitê Acadêmico desde junho de 2016. Adicionalmente, é Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação desde 2016, Membro do Conselho Superior da CAPES / MEC desde outubro de 2017. Membro do Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE desde 2012, Membro do Conselheiro do Instituto TIM de Educação, Ciência e Cultura desde 2014, bem como Conselheiro da Fundação Portinari desde 2003. Durante os últimos 5 (cinco) anos atuou como: Presidente do INEP – Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (até maio de 2016); Diretor de Educação Superior do UnyLeya (de 2014 a janeiro de 2016); Diretor Nacional de Educação Superior e Pesquisa – SEB (de 2008 a 2014); e Conselheiro do Conselho da Leya Editora e da UnyLeya Educação (de 2014 a 2016).
Osvaldo Burgos Schirmer Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2020
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também obteve o título Masters’ Degree pela Southern Illinois University. Participou de inúmeros cursos de extensão dentre eles um na Harvard Business School, focado em Instrumentos de Gestão para Senior Managers e sócios de empresas. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A., nos termos da definição de independência do Regulamento do Novo Mercado, posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças desde abril de 2016. Adicionalmente, é membro independente do Conselho de Administração das Lojas Renner S.A., companhia aberta do segmento de varejista de moda, desde abril 2012, se tornando Presidente do Conselho desde abril de 2013.É também membro do Conselho de Administração, onde também participa dos Comitês de Assessoramento aos Conselhos das seguintes empresas: SLC Agrícola S/A., produtora de commodities agrícolas, desde junho de 2013; CMPC  produtora de Celulose e Papel sediada no Chile, mas com relevante operação no Brasil via Celulose Riograndense. É Presidente do Conselho da American Chamber  of Commerce do Estado do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da American Chamber de São Paulo. Como executivo  trabalhou no Grupo Gerdau, empresa do setor siderúrgico, de 1986 a janeiro de 2013. Nessa empresa foi diretor financeiro, depois Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo. Ao longo de sua carreira, palestrou em eventos internacionais e nacionais sobre mercado de capitais e mais recentemente sobre Governança Corporativa. Ministrou aulas de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é Autor de artigos veiculados em revistas e jornais. Foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros com o prêmio “O Equilibrista”, bem como apontado mais de uma vez como o melhor “CFO” da América Latina pelo “Institutional Investor Magazine” quando era executivo.
Brenno Raiko de Souza Membro Independente 20/09/2017 Até a AGO em 2020
Formado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e com MBA pela Harvard Business School. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Estácio Participações S.A., desde setembro de 2017, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3, posição que acumula com a de membro do Comitê de Auditoria e Finanças e do Comitê Acadêmico da Companhia. Ingressou na Advent do Brasil Consultoria e Participações Ltda em 2011 e é o Diretor responsável pelos setores de saúde e educação no Brasil. Adicionalmente é membro do Conselho de Administração do Fleury S.A. (FLRY3), companhia aberta líder no setor de medicina diagnóstica, do Grupo Biotoscana (GBIO33), companhia aberta do setor de saúde e da Allied Tecnologia, empresa privada líder na comercialização de produtos de tecnologia. Nos últimos anos participou dos investimentos da Advent na United Medical, Fleury, Allied, Terminal de Contêineres de Paranaguá, Fortbrás e Easynvest. Antes de ingressar na Advent, foi associado na AT Kearney em São Paulo e Nova York por quatro anos, onde recebeu um prêmio global pelos resultados alcançados junto ao cliente.
Igor Xavier Correia Lima Membro Independente 18/04/2018 Até a AGO em 2020
Graduou-se no programa OPM na Harvard Business School, MBA da Kellogg School of Management (com concentração em Finanças) e possui Bacharelado em Engenharia Aeronáutica-Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Presidente do Instituto Sonho Grande desde 2015, uma ONG focada no aprimoramento da educação básica pública no Brasil. Anteriormente, Igor trabalhou por cinco anos na Kroton Educacional, onde ocupou várias posições de liderança – como por exemplo, diretor geral de educação a distância, vice-presidente de operações (COO) e vice-presidente de integração. Anteriormente, ele trabalhou como consultor na McKinsey & Company. Nos últimos 5 (cinco) anos não sofreu (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; bem como (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
Flavio Benício Jansen Ferreira Membro Independente 18/04/2018 Até a AGO em 2020
 Formado em engenharia. Foi CEO e é VP de Marketing da empresa Locaweb Internet S.A., aonde atua em diferentes posições desde 2008. É conselheiro da empresa Digipix S.A. empresa de e-commerce de fotografia, fotolivros, fotopresentes, Lojas Quero-Quero S.A., empresa de varejo de eletroeletrônicos, material de construção e móveis no Sul do país, Fleury S.A, laboratório de análises clínicas e Internet Meal Company Alimentação S.A.. O Sr. Flávio Jansen é investidor e conselheiro da empresa Flyers 24 Horas S.A. – Anúncio e Divulgação, empresa de veiculação de ofertas de empresas varejistas em site da Internet e em aparelhos celulares, através do site e aplicativo móvel Guiato. É sócio gestor da empresa XS Consultoria em Tecnologia Ltda. Foi responsável pelo início do site Submarino.com, atuou na empresa como diretor de tecnologia, chegando ao cargo de CEO. Foi presidente do Submarino.com durante a IPO da empresa na Bovespa e durante a fusão com a Americanas.com que resultou na companhia B2W. Foi conselheiro independente da empresa CETIP-SA – Mercados Organizados, companhia de capital aberto de administração de mercados organizados de valores mobiliários, títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros. Foi conselheiro da empresa de educação Grupo IBMEC Educacional S.A.. Nos últimos 5 (cinco) anos não sofreu (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; bem como (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
Conselho Fiscal

O Estatuto Social da Estácio Participações prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral.

 

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Pedro Wagner Pereira Coelho Membro Efetivo 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Formado em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM em 1978 e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI em 1980. Atualmente é membro efetivo e independente do Conselho Fiscal da Estácio Participações S.A., desde 2008, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3. Adicionalmente, é membro do Conselho Fiscal das seguintes empresas: Parnaíba Gás Natural S.A., companhia aberta do setor de óleo e gás, desde 2014; Magnesita Refratários S.A., companhia do ramo de refratários, desde 2008. Adicionalmente, figura como sócio-administrador das seguintes sociedades: Griffe Serviços Contábeis Ltda., do ramo de consultoria fiscal e contábil e auditoria, desde 2013; Rio Vermelho Empreendimentos e Participações Ltda., do ramo imobiliário, desde 2005; São Ricardo Participações Ltda., do ramo imobiliário, desde 2003; Boat & Plane Time Sharing do Brasil Ltda., do ramo de consultoria em gestão empresarial, desde 2005; Ocean Explorer do Brasil Ltda., do ramo de consultoria em gestão empresarial, desde 2005; Belavia Administração e Participações Ltda., do ramo de consultoria em gestão empresarial, desde 2010; Hainan Administração e Participações Ltda., do ramo de consultoria em gestão empresarial, desde 2010; South American Lighting Participações S/A, desde 2016; bem como OI S/A, companhia aberta do ramo de telecomunicações, desde 2016. Atuou como membro do Conselho Fiscal das Lojas Americanas S.A., companhia aberta do ramo varejista, de 2000 a 2010 e da Allis Participações S.A. (2012 a 2015).
Julio Cesar Piña Garcia Rodrigues Membro Suplente 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Membro suplente e independente do Conselho Fiscal da Companhia desde 2017, nos termos da definição de independência do Regulamento do Novo Mercado da B3. Administrador de Empresas formado pela FGV-RJ (1979), com MBA pela PUC-Rio e cursos de extensão no INSEAD (França – Advanced Management Program – 1995) e na Kellogg University (EUA – Advanced Management Program – 2000). Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Sócio e Diretor da Gulf Capital Partners (2004/atual), do ramo de investimentos; (ii) COO da Brasil Brokers (2007 a 2015), companhia aberta do ramo de Real Estate; (iii) CEO da Taho Telecom (2002 a 2004), do ramo de telecomunicações; (iv) Diretor Superintendente da Telemar/Oi, (1999 a 2002), do ramo de telecomunicações; Diretor da Fininvest S/A (1996 a 1999), do ramo bancário e de crédito; Diretor do Banco Gulfinvest S.A. (1994 a 1996), do ramo de banco de investimentos e Sócio e Diretor da Piril Ltda. (1983 a 1994), do ramo de varejo e atacado de material gráfico e suprimentos. Iniciou sua carreira nas Lojas Americanas, aonde esteve por 6 anos.
Emanuel Sotelino Schifferle Membro Efetivo 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Formado em engenharia mecânica de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ) em 1962, e com certificação do IBCG. Atualmente é membro efetivo e independente do Conselho Fiscal da Estácio Participações S.A. desde 2009, nos termos da definição de Conselheiro Independente do Regulamento do Novo Mercado da B3. Suas principais experiências profissionais durante os últimos 5 (cinco) anos incluem: (i) Membro do Conselho Fiscal da AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas (desde 2005), companhia aberta do ramo de bebidas; (ii) Presidente do Conselho Fiscal da Allis Participações S.A. (de 2011 a 2015), companhia aberta holding; (iii) Membro do Conselho de Administração da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. (2007 a 2011), companhia aberta do ramo imobiliário; (iv) Membro do Conselho Fiscal da ALL – América Latina Logística S.A. (2004 a 2009), companhia aberta do ramo de logística; (v) Sócio Diretor da ASPA Assessoria e Participações S/C Ltda. (desde 1992), sociedade do ramo de consultoria de reestruturação de empresas, recuperação judicial, negociação de contratos e gestão transitória. Participou das privatizações da Rede Ferroviária Federal (Malhas Sul e Centro-Oeste) e da Tele-Norte Leste. Foi membro do primeiro colegiado da Comissão de Valores Mobiliários CVM, integrando a equipe que implantou o órgão regulador a partir da Lei nº 6.385 de 07.12.1976.
Gustavo Matioli Vieira Janer Membro Suplente 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Formado em Administração de Empresas na UCAM-Ipanema com extensão pela MIT Sloan School of Management. Atualmente Atualmente é CFO/DRI da Almeida Junior Shoppings Centers (2017- atual). Anteriormente exerceu funções de liderança em finanças em diversas empresas, notadamente como Diretor Executivo do Grupo Sá Cavalcante(2014- 2017), Head de Finanças Corporativas e RI da Votorantim Cimentos (2013- 2014), Gerente Geral da VLI Logística (2011- 2013) e Head de RI da PDG Realty (2007- 2011).
Vanessa Claro Lopes Membro Efetivo 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Análise de Sistemas pela FATEC/BS, com especialização em Gestão Empresarial pela EAESP FGV e Redes de Computadores pela Universidade São Judas. Com 23 anos de experiência profissional, atualmente é Coordenadora do Comitê de Auditoria da Tegma Logística SA, membro titular dos Conselhos Fiscais da Cosan SA, Estácio Participações SA e Renova Energia SA, e membro suplente dos Conselhos Fiscais da Usiminas SA e Comgás SA. Anteriormente foi Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo SA e membro efetivo dos Conselhos Fiscais da Gerdau SA e Terra Santa Agro SA. Com relevante atuação em empresas de capital aberto, foi Diretora Executiva da Auditoria Interna Corporativa do Grupo TAM SA e Diretora da Auditoria Interna da Globex Utilidades SA entre os anos de 2004 e 2014. Iniciou sua carreira em 1995 na PwC Brasil na área de Advisory Services, tendo sido responsável pela criação no Brasil do Grupo de especialistas em Revenue Assurance para atendimento das empresas de Telecomunicações. Atuou como responsável pelas equipes de Auditoria Interna do Grupo Telefônica SA entre os anos de 2000 e 2004, implementando em conjunto com a Telefonica da Espanha o Mapeamento de Riscos para todas as empresas do grupo no Brasil. Foi professora titular da cadeira de Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação na Faculdade Objetivo entre os anos de 1997 e 1998.
Saulo de Tarso Alves de Lara Membro suplente 18/04/2018 Até a AGO em 2019
Membro suplente e independente do Conselho Fiscal da Companhia desde 2017, nos termos da definição de independência do Regulamento do Novo Mercado da B3. Administrador de Empresas, formado pela Fundação Getúlio Vargas (1979) e em Ciências Contábeis pela Faculdade Paulo Eiró (1981), MBA – Managing Finance and Control, pela Internacional Institute for Management Developmente (IMD), Lausanne/Suiça (1994). Suas principais experiências profissionais incluem: (i) Conselheiro Fiscal das Companhias: (a) Equatorial Energia S.A., companhia aberta do ramo de energia elétrica (desde 2016); (b) Centrais Elétricas do Pará S.A. CELPA, companhia aberta do ramo de energia elétrica (desde 2016); e (c) Centrais Elétricas do Maranhão S.A.- CEMAR, companhia aberta do ramo de energia elétrica (desde 2016), (ii) Superintendente e CFO da Grenwood Resource Brasil Ltda. que é gestora Americana de fundo de investimentos em TIMBER (desde 2013), (ii) Membro do Conselho da Administração da REP (Shopping Centers), e TGLT, empresa Argentina do ramo de Real Estate (2013 a 2014); (ii) membro e Presidente do Conselho Fiscal das Companhias (a) PDG Realty S.A., companhia aberta do ramo imobiliário (2012 a 2015); (b) Cyrela Commercial Properties S.A CCP, empresa do ramo de Real Estate – renda, shoppings, edifícios comerciais, galpões industriais (2008 a 2010).
Diretoria Executiva

De Acordo com o Estatuto Social da Estacio, a Diretoria deve ser composta por no mínimo três e no máximo oito membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor de Ensino e os demais Diretores sem designação específica. Os Diretores Executivos são eleitos pelo Conselho de Administração por dois anos e podem ser removidos do cargo a qualquer tempo.

 

 

Membros da Diretoria Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Pedro Thompson Landeira de Oliveira* Diretor Presidente 30/08/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Diretor Presidente da Companhia desde 29 de setembro de 2016. Cumulou o cargo de Diretor de Relações com Investidores de maio de 2016 a março de 2018, tendo ainda ocupado interinamente o cargo de Diretor Presidente da Companhia de julho de 2016 a setembro de 2016, nos termos da alínea “g” do inciso II do Artigo 22 do Estatuto Social, e como o cargo de Diretor Financeiro de maio a outubro de 2016., bem como ocupou a posição de secretário do Comitê de Auditoria e Finanças de maio a junho de 2016. Sr. Pedro Thompson possui mais de 13 anos de experiência na área financeira, tendo atuado principalmente com Private Equity e Mercado de Capitais. Cursou Administração de Empresas e extensão na Harvard Business School (HBS), no programa OPM (Owner and President Management). Iniciou sua carreira na Deloitte, em 2003, onde participou e liderou ao longo de 4 anos diversos trabalhos nas frentes de auditoria, avaliação de riscos, due diligence e fusões e aquisições. Em 2007, iniciou na PDG Realty, companhia aberta do setor imobiliário, tendo participado do processo de abertura de capital da companhia e atuado em diversas lideranças na área financeira: planejamento e controle, fusões e aquisições, tesouraria e relação com investidores, tornando-se Diretor Executivo de Investimentos e Finanças Corporativas. De 2010 a 2012, foi Conselheiro da REP (Real Estate Partners), um investimento da PDG com foco em imóveis para renda. Em 2012, ingressou no BTG Pactual, instituição financeira de capital aberto, onde permaneceu até 2016. No BTG Pactual, atuou como Director na área de Private Equity, sendo que entre 2013 e 2015 foi CFO da varejista Leader, um dos principais investimentos do BTG Pactual até então.
Gustavo Artur Ciocca Zeno* Vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores 19/03/2018 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Bacharel em Economia pela Universidade Cândido Mendes/RJ e MBA pela IE Business School/ Madrid, assumiu a Diretoria Financeira e de Relações com Investidores em 19 de março de 2018. Possui 20 anos de experiência nas áreas de controladoria, finanças, operações estruturadas e desenvolvimento de novos negócios. Atuou como Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da Mills e em diversas empresas como GRU Airport, Invepar, Banco Santander e Accenture.
Hudson Rubem De Oliveira Mello Junior* Vice-presidente de Ensino 07/10/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Diretor da Companhia desde outubro de 2016, responsável pela Diretoria de Ensino. Graduado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Computação), com Pós-Graduação em Redes de Computadores e em Gestão de Instituições de Ensino Superior, todos pela Universidade Estácio de Sá. Atua na Universidade Estácio de Sá, instituição de Ensino Superior mantida pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá – SESES na administração acadêmica e operações desde 1995, tendo ocupado diversas posições. Atualmente é o Diretor de Serviços do Grupo Estácio, desde setembro de 2016, sendo responsável pela Diretoria de Tecnologia da Informação que provê todos os serviços de tecnologia da informação, sistemas (Acadêmico, Financeiro, Contábil, Portal Web, Business Intelligence, GED, e demais sistemas periféricos), telefonia e redes de computadores e pelo Centro de Serviços Compartilhados que realiza todos os processos centralizados e transacionais tais como Folha de Pagamento, Contabilidade, Faturamento, Cobrança, Contas a Pagar e Tesouraria e diversos serviços acadêmicos (tais como: expedição e registro de diplomas, apoio regulatório junto ao MEC, atendimento de requerimentos de alunos, correção de Vestibular e planejamento acadêmico). Também é Professor da UNESA desde 2002, ministrando aulas de diversas disciplinas na Área de Computação e de Sistemas de Informação, para a Graduação e Graduação Tecnologia presencial e a distância. De julho a agosto de 2016, ocupou a Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados. De julho de 2013 a junho de 2016, ocupou a Diretoria de Operações do Núcleo Centro/RJ (que abrange os campi João Uchoa, Praça XI, Presidente Vargas, Menezes Cortes, Arcos da Lapa e Dorival Caymmi – Copacabana), tendo como principais atribuições o planejamento acadêmico, a operacionalização da realização das aulas e demais atividades acadêmicas, o atendimentos aos processos regulatórios, as atividades de captação, a manutenção da base de alunos e receita, bem como, pelas despesas gerais e administrativas e de pessoal. De janeiro a junho de 2013, atuou como Diretor Acadêmico de Ensino a Distância, sendo responsável pelo planejamento acadêmico, processos regulatórios (tais como autorização de cursos e novos polos, reconhecimento de cursos e renovação de reconhecimento de cursos), construção e manutenção dos Projetos Pedagógicos de Cursos, organização da construção do material de ensino voltado para a metodologia ado EaD bem como a disponibilização das aulas por meio do LMS (Learning Management System), organização do sistema de avaliação, atendimento a alunos, e coordenação dos processos de construção e manutenção do banco de questões nacional. De maio de 2009 a dezembro de 2012, ocupou a função de Gerente de Serviços Acadêmicos do CSC, responsável dentre outros, pelos processos de: confecção dos editais de Vestibular, preparação para o ingresso de alunos, preparação para a colação de grau, expedição e registro de diplomas, apoio regulatório junto ao MEC, atendimento de requerimentos de alunos, correção de Vestibular e planejamento acadêmico. Antes de 2009, ocupou a Gerência da Diretoria de Administração Acadêmica, foi Assessor da Vice-Reitoria Acadêmica da UNESA, dentre outras atividades.
Orlando Eustaquio Alves Ferreira Junior* Vice-presidente de Operações Presenciais 19/03/2018 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Bacharel em ciência da computação pela Universidade de Cuiabá com MBA em Gestão Empresarial pela FGV assumiu a Diretoria de Operações presenciais. Possui 20 anos de experiência no Ensino Superior, com passagem por várias empresas do setor.
Alberto de Senna Santos* Vice-presidente Juridico e de Compliance 26/01/2017 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Diretor da Companhia desde Janeiro de 2017, responsável pela diretoria Jurídica e de Compliance. Formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília em dezembro de 2004 e com Master of Laws (LL.M.) em Mercado de Capitais e Regulação do Mercado Financeiro, concluído em maio de 2009, pela Georgetown University, começou sua carreira jurídica em Pinheiro Neto Advogados, onde atuou de junho de 2000 a fevereiro de 2005. Em seguida, fundou o escritório Senna, Pedroso e Miranda Advogados atuando, de março de 2005 a dezembro de 2008, como sócio responsável pelo grupo de Contencioso Cível e advocacia perante os Tribunais Superiores. Entre janeiro a junho de 2009, trabalhou como advogado estrangeiro no departamento de Enforcement da Securities and Exchange Comission (SEC) em Washington, D.C. Voltou ao Brasil para fundar a Credtaxi Meios de Pagamento Ltda., empresa de distribuição e logística no seguimento de telefonia móvel, tendo ocupado o cargo de Diretor Operacional entre junho de 2009 e dezembro de 2013. Antes de ingressar na Estácio como Diretor Jurídico em setembro de 2016, atuou como Diretor Jurídico da UIB RexSeg Corretora de Seguros Ltda, multinacional do ramo de seguros, durante o período de janeiro de 2014 a outubro de 2015.
Vice-presidente de Mercado desde 12 de junho de 2018. O Sr. Aroldo Alves iniciou a carreira como trainee na Votorantim Cimentos, onde trabalhou por 6 anos, passando por diferentes posições de liderança em operações. Nas últimas funções foi responsável pelas operações de concreto nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e liderou a área de projetos de melhoria de processos de abrangências nacionais. Ingressou na Estácio em 2009 para criar a área de planejamento de custo de pessoal. Assumiu posições de liderança na Diretoria de Operações, tendo sido responsável pelo planejamento e controle de performance em todas as operações e dirigiu a operação da Estácio em São Paulo. No início de 2016 assumiu a Direção de Planejamento Estratégico e Financeiro. Desde Outubro de 2016 estava à frente da Vice presidência de Ensino a Distância. É graduado em Engenharias Civil e Generalista, com duplo diploma pela Universidade Federal do Ceará e École Centrale de Lille na França, como bolsista de excelência do governo francês, participando do programa TIME (Top Industrial Managers for Europe). Tem Executive MBA pelo IESE Business School de Barcelona.
José Aroldo Alves Júnior* Vice-presidente de Mercado 12/06/2018 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Vice-presidente de Mercado desde 12 de junho de 2018. O Sr. Aroldo Alves iniciou a carreira como trainee na Votorantim Cimentos, onde trabalhou por 6 anos, passando por diferentes posições de liderança em operações. Nas últimas funções foi responsável pelas operações de concreto nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e liderou a área de projetos de melhoria de processos de abrangências nacionais. Ingressou na Estácio em 2009 para criar a área de planejamento de custo de pessoal. Assumiu posições de liderança na Diretoria de Operações, tendo sido responsável pelo planejamento e controle de performance em todas as operações e dirigiu a operação da Estácio em São Paulo. No início de 2016 assumiu a Direção de Planejamento Estratégico e Financeiro. Desde Outubro de 2016 estava à frente da Vice presidência de Ensino a Distância. É graduado em Engenharias Civil e Generalista, com duplo diploma pela Universidade Federal do Ceará e École Centrale de Lille na França, como bolsista de excelência do governo francês, participando do programa TIME (Top Industrial Managers for Europe). Tem Executive MBA pelo IESE Business School de Barcelona.
Cláudia Romano Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade 04/04/2017
Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade desde 04 de abril de 2017. Com especialização em Liderança pela Fundação Dom Cabral, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, foi sócia do Escritório For Joy Comunicação, e há 14 anos dedica-se ao Grupo Estácio. Possui ampla experiência no desenvolvimento de Parcerias Estratégicas, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na área de Parcerias Estratégicas, realiza alianças que proporcionam benefícios para todos os stakeholders da Companhia, criando valor de ativo para os serviços e produtos da Estácio, além de buscar, continuamente, condições de negociação, para gerar receita adicional ou novas oportunidades de negócios. Estruturou o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade “Educar para Transformar” e atua estrategicamente nos cinco pilares: esporte, cultura, cidadania, escola e inovação/empreendedorismo, integrando com as demais áreas da Estácio e associando o Programa ao trabalho de Branding da Companhia, em função dos resultados alcançados. Criou também o Comitê de Incentivos Fiscais para aprovação de projetos incentivados pelas Leis Rouanet, Esporte, ISS, Funcad, Pronas, Pronom e outros. Liderou o estabelecimento dos critérios para seleção dos projetos que incluem como requisito a participação dos alunos na ativação dos mesmos, trazendo experiências práticas que enriquecem a formação dos estudantes para além da sala de aula. A Sra. Claudia Romano, estando à frente das atividades de Branding, Comunicação Corporativa, Relacionamento com a Imprensa, Relacionamento Institucional e Chancelaria, é responsável por orientar, coordenar, acompanhar e avaliar a comunicação externa e interna, assim como supervisionar as 26 assessorias de imprensa da Companhia. É responsável também por gestão de crises, almejando transformar, rapidamente, as contingências, as incertezas, os problemas e os riscos encontrados em soluções positivas para a Estácio, além de atuar pessoalmente junto à imprensa, empresas, órgãos públicos, poderes da República. Com uma vasta e consistente rede de contatos construída em anos de carreira nas esferas privada, governamental, instituições do terceiro setor e com formadores de opinião, atua direta ou indiretamente, como facilitadora, em diversas frentes da Companhia, além de ser a responsável pelo trabalho desempenhado pela Chancelaria, para fortalecer a imagem de excelência acadêmica da instituição, e mostrar ao mercado educacional e à sociedade que é possível conjugar crescimento em escala com qualidade de ensino.
Adriano Pistore Vice-presidente de Ensino a Distância 12/06/2018
Vice-presidente de Ensino a Distância desde 12 de junho de 2018. O Sr. Adriano Pistore é bacharel em Administração pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, com MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição e possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, com ênfase em Gestão da Inovação e Competitividade. Também é Master Certificate in Strategic Organizational Leadership and Management pela Michigan State University. O Sr. Pistore possui 10 anos de experiência em gestão no Ensino Superior, onde atuou como Diretor de Faculdades, Reitor e Diretor Presidente do Grupo FSG – um dos melhores e mais qualificados centros de educação do sul do Brasil.
Erika Magalhães Vice-presidente de Gente e Gestão 24/11/2017
Vice Presidente de Gente e Gestão da Cia desde Novembro de 2017. Sra. Erika Magalhaes possui mais de 20 anos de experiência na área Recursos Humanos , tendo atuado em empresas de diversos seguimentos . Cursou Psicologia e Administração com ênfase em gestão comercial, Pós Graduação em Finanças , formação Green Belt e é Coach pelo ICI. Iniciou sua carreira na Ambev, em 1997, onde atuou por 10 anos como gente e gestão para estrutura comercial saindo em 2007 como Gerente Regional de Gente e Gestão da Ambev Rio. Iniciou na Noble Group no interior do estado de SP como head de RH para a operação de Sugar Mill , em 2010 assumiu a Gerencia de RH para terminais no Grupo Libra onde atuou até 2011. Em 2012 passou para Diretora de RH da Allied Tecnologia, na época uma investida da J.Morgan realizou o startup da área de RH e governança na empresa , participou do processo de due diligence com a Advent Internacional e conduziu projetos e processos de mudança da Allied até Outubro de 2017.
Rossano Marques Vice-presidente de Operações Corporativas 16/07/2018
Com mais de 15 anos de experiência em multinacionais de grande porte, teve passagens pela Shell, Banco ABN Real/Santander, Vale e Atento, em diversas áreas de especialidade. Possui MBA no MIT, especialização em Finanças pela FGV e graduação em Marketing pela PUC-RJ. Sua última posição foi como CFO da Atento no Brasil.

(*Diretoria Estatutária)

Comitê de Gente e Governança

Comitê de Gente e Governança é composto por três membros.

Membros do Comitê de Gente e Governança Eleição Prazo
Maurício Luis Luchetti – Coordenador 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Jackson Medeiros de Farias Schneider 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Juan Pablo Zucchini 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Comitê de Auditoria e Finanças

O Comitê de Auditoria e Finanças é composto por três membros e reúne-se ordinariamente a cada 3 meses.

Membros do Comitê de Auditoria e Finanças Eleição Prazo
Osvaldo Burgos Schirmer – Coordenador 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Brenno Raiko de Souza 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Comitê Acadêmico

O Comitê Acadêmico é composto por três membros.

Membros do Comitê Acadêmico Eleição Prazo
Brenno Raiko de Souza – Coordernador 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Igor Xavier Correia Lima 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Flavio Benício Jansen Ferreira 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Comitê de Estratégia

O Comitê de Estratégia é composto por quatro membros.

Membros do Comitê de Estratégia Eleição Prazo
Juan Pablo Zucchini – Coordernador 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Jackson Medeiros de Farias Schneider 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Osvaldo Burgos Schirmer 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Luiz Roberto Liza Curi 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 18/04/2018 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Comitê de Acompanhamento de Performance

 

Membros do Comitê de Acompanhamento de Performance Eleição Prazo
Igor Xavier Correia Lima – Coordenador 26/09/2018 Até a 1° RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Maurício Luis Luchetti 18/04/2018 Até a 1° RCA que ocorrer após a AGO de 2020
Brenno Raiko de Souza 18/04/2018 Até a 1° RCA que ocorrer após a AGO de 2020