Diretoria e Conselhos

Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por no mínimo 7 e no máximo 9 membros, todos acionistas, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, passível de reeleição.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Francisco Amauri Olsen Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
Administrador de Empresas formado pela Furj/Univille, de Joinville (SC) com Curso de Extensão em Administração de Empresas pela Universidade de Southern, na Califórnia (Advanced Management). O Sr. Olsen é Vice-Presidente do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças da Martins S.A., onde também é integrante do Comitê do SIM (integração entre o Tribanco e o Atacado Matins), empresa de distribuição de produtos e serviços. É Conselheiro, Presidente do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação, integrante do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Partes Relacionadas da Duratex S.A., empresa fabricante de produtos de madeira, louças e metais sanitários, destinados à indústria de móveis e à construção civil. Também é Conselheiro da Vedacit e Otto Baumgart, fabricantes de produtos químicos para a construção civil; Shoping Center Norte e Expocenternorte, onde foi eleito com a missão de implantar o Conselho, Comitês e instalar a Governança. Na S&B – Texas e Terramix – Costa Rica, empresa líder mundial em anéis de vedação para tubos de ferro, pvc e concreto, também foi eleito Conselheiro de Administração responsável pela implantação da Governança. É membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças e Conselheiro de Administração da Rotoplas – empresa de Capital Aberto, líder no México em Caixas D‘agua com presença em 11 países . Na Dalka S/A, empresa de sistemas de água, é membro do Conselho de Administração . No Grupo Cassol, indústria de pré-moldados e varejo de material de construção, foi membro do Conselho Consultivo de 2012 a 2015. O Sr. Olsen foi Presidente por 16 anos e Conselheiro por um ano, até 2010, da Tigre S.A., empresa de fabricação de tubos e conexões para instalações hidráulicas. Também foi conselheiro de administração das seguintes empresas: (i) Marisol S.A., do setor de vendas de roupas e calçados infantis , (ii) Portobello S.A., do setor de revestimentos cerâmicos , e Papaiz S.A., fabricante de fechaduras, cadeados e dobradiças. Fundador e presidente do Conselho de Administração, até 2010, da ABRAMAT, associação que reúne os fabricantes líderes no setor de materiais de construção. Outras funções por este ocupadas: (i) Membro do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC, São Paulo (SP);) Membro do Conselho Deliberativo da ADVB-SC, Florianópolis (SC); (ii) Membro do Conselho Curador na FNQ – Fundação Nacional da Qualidade (SP); (iv) Membro do Conselho Superior da ONG Trata Brasil, São Paulo (SP); (v) Sócio Proprietário da Olsen Consultoria Empresarial S/S Ltda.,Joinville (SC), que realiza atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica (desde 2010); (vi) Sócio Proprietário da Cerro Azul Empreendimentos Ltda., Joinville (SC), cujo ramo de atividade é a criação de bovinos para corte (desde 2008).
Jackson Medeiros de Farias Schneider Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
O Formado em direito pela Universidade de Brasília e com MBA em Administração de Negócios pela Business School São Paulo. O Sr. Schneider foi eleito Vice Presidente Executivo de Negócio da Embraer Defesa e Segurança em 5 de dezembro de 2013, com efetividade a partir de 1º de janeiro de 2014. Atuou na Embraer, companhia aberta do setor de fabricação de aeronaves, de julho de 2012 a dezembro de 2013 como Vice-Presidente Executivo de Pessoas, Relações Institucionais e Sustentabilidade. No setor privado, foi Diretor Adjunto de Relações Corporativas da Unilever, companhia produtora de bens de consumo, e Vice Presidente de Recursos Humanos, Relações Jurídicas e Assuntos Corporativos da Mercedes Benz do Brasil, sociedade do segmento automotivo. Adicionalmente, foi Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), além de membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Atualmente, é vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e também é membro do conselho de administração da Mercedes-Benz do Brasil, sociedade do segmento automotivo, e de algumas associações, o Instituto Ayrton Senna, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
João Cox Neto Presidente Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
Economista, cursou pós-graduação na Université du Québec à Montreal e no College of Petroleum Studies da Oxford University. Atuou como membro do Conselho de Administração do CRSFN – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Atualmente atua nos conselhos de administração da PDG S.A. e da Embraer S.A., onde neste último é membro do comitê de estratégia e coordenador do comitê de recursos humanos. Desde abril de 1999, ele esteve profundamente envolvido com a indústria de telecomunicações, como Presidente, CEO ou vice-presidente. De abril de 1999 a agosto de 2004, como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Telemig Celular Participações S.A. e Tele Norte Celular Participações S.A., sendo responsável pela gestão financeira e relacionamento com os investidores, posição que compartilhou como CEO da Telemig Celular e Amazônia Celular. Em 2005, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cellcom, a maior operadora de celular em Israel. De 2006 a 2010, na Claro, na época a segunda maior operadora de celulares no Brasil, atuou como presidente, CEO e vice-chairman. Desde 2010, o Sr. Cox dirige a Cox Investments & Advisory. Apesar da vida executiva do Sr. Cox ainda manteve laços com as universidades onde lecionou por alguns anos na graduação e na pós-graduação.
Libano Miranda Barroso Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças, pela IBMEC, e pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo tornou-se membro do Conselho de Administração da Via Varejo, companhia aberta do setor varejista, desde fevereiro de 2014 , compondo os Comitês de Auditoria e Finanças e Comitê de Expansão. Foi Diretor-Presidente da Via Varejo nos exercícios de 2014 e 2015, e foi Vice-Presidente de Operações do Grupo Pão de Açúcar, do mesmo setor, em 2016. Anteriormente, ocupou diversos cargos executivos. Foi Diretor Presidente da TAM Airlines, empresa do setor de aviação, nos exercícios de 2009 a 2012, onde estruturou a joint-venture de LAN-TAM, criando a LATAM Airlines Group, com troca de ações em bolsa, NYSE, em 2012. Criou, estruturou e liderou o IPO da Multiplus S.A., empresa de coalizão de programas de fidelização, tornando-se Diretor Presidente da mesma em 2010. Como Vice-Presidente de Finanças e Gestão da TAM, liderou o processo de reestruturação societária durante o IPO na Bovespa e na NYSE, respectivamente em 2005 e 2006. Também atuou na CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, participando dos estudos iniciais, da criação e liderou o IPO, inaugurando o Novo Mercado da Bovespa, do qual foi o primeiro DRI, em 2002. Desde 2012, é sócio diretor da J2L Gestão de Investimentos S/A, empresa gestora de recursos e consultoria e assessoria para fusões e aquisições.
Luiz Roberto Liza Curi Membro Independente 30/06/2016 Até a AGO em 2018
Membro do Conselho de Administração da Companhia desde julho de 2016. Sociólogo, formado em Ciências Sociais/Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em Sociologia da Ciência pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UNICAMP e doutorado em Economia pelo Instituto de Economia/UNICAMP. Suas principais experiências profissionais durante os últimos 5 (cinco) anos incluem: (i) Presidente do INEP – Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (até maio de 2016); (ii) Diretor de Educação Superior do UnyLeya(de 2014 a janeiro de 2016); (iii) Diretor Nacional de Educação Superior e Pesquisa – SEB (de 2008 a 2014); (iv) Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE desde 2012; (v) Conselheiro do Instituto TIM de Educação, Ciência e Cultura desde 2014; (vi) Conselheiro do Conselho da Leya Editora e da UnyLeya Educação (de 2014 a 2016) e (vii) Conselheiro da Fundação Portinari desde 2003.
Maurício Luís Luchetti Vice-Presidente Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do RJ e pós graduado em Finanças e RH pelo IAG PUC-RJ. De 1985 a 2003, integrou a empresa Brahma/Ambev, empresa do ramo de bebidas, ocupando diversas funções sendo as últimas a de Diretor Regional por 5 anos, respondendo pelas áreas Fabris, Comerciais e de Distribuição na Regional Centro-Oeste e Norte do Brasil e como Diretor Corporativo de Gente e Gestão por 5 anos sendo responsável por todas as políticas, programas de Recursos Humanos e Programas de Gestão em todas as operações da América Latina bem como a Gestão da Universidade Corporativa. De 2003 a 2006, atuou no Grupo Votorantim como Diretor de Desenvolvimento Organizacional na Holding VPAR (2003 a 2004) e, posteriormente, foi COO da Votorantim Cimentos Brasil (2004 e 2006). Conselheiro de Administração da Estácio (2010 a janeiro de 2016), tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração (maio de 2013 a janeiro de 2016) e Conselheiro Independente da Tempo Assist, empresa do ramo de Assistência. Atuou como membro do Conselho da Taesa – Transmissora de Energia, Mangels, Construtora Tenda e Nutriplant.
Osvaldo Burgos Schirmer Membro Independente 27/04/2016 Até a AGO em 2018
Administrador de Empresas, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o seu “Masters Degree” pela Southern Illinois University e atendeu a inúmeros cursos de menor duração, dentre eles um da Harvard Business School, focado em Instrumentos de Gestão para “Senior Managers” e donos de empresas. Em paralelo às suas atividades como executivo de empresa, ele desenvolveu uma atividade acadêmica por muitos anos junto à Universidade Federal do estado do Rio Grande do Sul, tanto ao nível de Graduação como no de Pós-Graduação. O Sr. Schirmer é membro independente do Conselho de Administração das Lojas Renner S.A., rede de lojas de departamento de vestuário, desde abril de 2012 e desde abril de 2013 é Presidente desse Conselho. É membro do Conselho de Administração, onde também participa dos Comitês de apoio aos Conselhos das empresas: (i) SLC Agricola S.A., desde junho de 2013, empresa produtora de commodities agrícolas; (ii) Odebrecht Transport S.A. desde fevereiro de 2014, empresa voltada para projetos de infraestrutura; e (iii) Mills Industrial Services, companhia aberta do setor de produtos e serviços de engenharia. É Presidente do Conselho da American Chamber Of Commerce do estado do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da American Chamber de São Paulo. Recentemente foi eleito membro do Conselho Consultivo do HSBC Bank, instituição financeira . Trabalhou no Grupo Gerdau de 1986 a janeiro de 2013, onde foi Diretor de 1987 a janeiro de 2013. Foi membro do Conselho de Administração da Lupatech S.A., de junho de 2012 a agosto de 2013, empresa voltada para os segmentos de óleo e gás. Ao longo de sua carreira tem sido palestrante em diversos eventos internacionais e nacionais ligados ao mercado de capitais e mais recentemente abordando temas relativos a Governança. Escreveu artigos para revistas e jornais e foi premiado com o prêmio “O Equilibrista” pelo Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros , e mais de uma vez foi apontado como o melhor “CFO” da America Latina pelo “Institutional Investor Magazine”.
Juan Pablo Zucchini Membro Independente 20/09/2017 Até a AGO em 2018
O Sr. Juan Pablo Zucchini é formado em economia pela Universidade Católica da Argentina e possui MBA em administração de empresas pela Universidade Austral – IAE. É Managing Partner de Advent International e possui 19 anos de experiência em private equity tendo liderado diversas transações. Atualmente se concentra em investimentos nos setores de educação e serviços de saúde na América Latina. Antes de ingressar na Advent International, o Sr. Zucchini trabalhou por 03 anos no Grupo Perez Compac, onde atuou em vários projetos de privatização na Argentina, especialmente nos setores de energia, óleo e gás. Foi membro do Conselho de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha e da Kroton Educacional, companhia aberta no ramo da educação. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Biotoscana S.A (GBIO33), companhia aberta do setor de saúde, e membro do Conselho de Administração do Fleury S.A. (FLRY3) companhia aberta líder no setor de medicina diagnóstica.
Brenno Raiko de Souza Membro Independente 20/09/2017 Até a AGO em 2018
O Sr. Brenno Raiko de Souza é formado em economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e possui MBA pela Harvard Business School. Ingressou na Advent do Brasil Consultoria e Participações Ltda em 2011 e é o Diretor responsável pelos setores de saúde e educação no Brasil. Nos últimos anos participou dos investimentos da Advent na United Medical, Fleury, Allied, Terminal de Contêineres de Paranaguá, Fortbrás e Easynvest. Antes de ingressar na Advent, foi associado na AT Kearney em São Paulo e Nova York por quatro anos, onde recebeu um prêmio global pelos resultados alcançados junto ao cliente. Atualmente é membro do Conselho de Administração do Fleury S.A. (FLRY3), companhia aberta líder no setor de medicina diagnóstica, Grupo Biotoscana (GBIO33) companhia aberta do setor de saúde e Allied Tecnologia, empresa privada líder na comercialização de produtos de tecnologia.
Conselho Fiscal

O Estatuto Social da Estácio Participações prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Pedro Wagner Pereira Coelho Membro Efetivo 19/04/2017 Até a AGO em 2018
O Sr. Coelho é bacharel em Administração de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM e em Ciências Contábeis pela Faculdade – SOMLEI. Participou dos Conselhos Fiscais da Telemar Participações S.A. e da Tele Norte Leste Participações S.A., de abril de 1999 até março de 2008, da Telemar Norte Leste S.A., de abril de 2000 até março de 2008 e das Lojas Americanas S.A., abril de 2000 até março de 2010. Desde abril de 2008 é membro titular do Conselho Fiscal da Magnesita Refratários S/A. O Sr. Coelho também foi membro suplente dos Conselhos Fiscais da Estácio Participações S.A. (2009- até a presente data) e membro suplente da BHG S.A. – Brazil Hospitality Group (desde 2011). Atualmente, é sócio de empresas de Consultoria Fiscal, Contábil, Planejamento, Assessoria Empresarial, Empreendimentos Agrícolas, Empreendimentos Imobiliários e de Participações (Holding).
Julio Cesar Piña Garcia Rodrigues Membro suplente 19/04/2017 Até a AGO em 2018
Emanuel Sotelino Schifferle Membro Efetivo 19/04/2017 Até a AGO em 2018
Membro do Conselho Fiscal da Companhia desde 2009. Certificado pelo IBGC. Engenheiro Mecânico de Produção, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1962. Suas principais experiências profissionais durante os últimos 5 (cinco) anos incluem: (i) Membro do Conselho Fiscal da AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas (desde 2005), companhia aberta do ramo de bebidas; (ii) Presidente do Conselho Fiscal da Allis Participações S.A. (de 2011 a 2015), companhia aberta holding; (iii) Membro do Conselho de Administração da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. (2007 a 2011), companhia aberta do ramo imobiliário; (iv) Membro do Conselho Fiscal da ALL – América Latina Logística S.A. (2004 a 2009), companhia aberta do ramo de logística; (v) Sócio Diretor da ASPA Assessoria e Participações S/C Ltda. (desde 1992), sociedade do ramo de consultoria de reestruturação de empresas, recuperação judicial, negociação de contratos e gestão transitória. Participou das privatizações da Rede Ferroviária Federal (Malhas Sul e Centro-Oeste) e da Tele-Norte Leste. Foi membro do primeiro colegiado da Comissão de Valores Mobiliários CVM, integrando a equipe que implantou o órgão regulador a partir da Lei nº 6.385 de 07.12.1976. Nos últimos 5 (cinco) anos não sofreu (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; bem como (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
Alexei Ribeiro Nunes Membro suplente 19/04/2017 Até a AGO em 2018
Vanessa Claro Lopes Membro Efetivo 19/04/2017 Até a AGO em 2018
Cursando Mestrado em Sistemas de Gestão na Universidade Federal Fluminense, possui MBA em Gestão Empresarial pela EAESP / FGV, é pós graduada em Redes de Computadores, pela Universidade São Judas Tadeu/SP, graduada em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal Fluminense e em Análise de Sistemas pela FATEC/BS. Suas principais experiências profissionais incluem: membro dos Conselhos Fiscais da Gerdau S/A (2016 a atual); Terra Santa Agro S/A (2016 a atual); Via Varejo S/A, onde ocupa o cargo de Presidente do Conselho Fiscal (2014 a atual). Coordenadora do Comitê de Auditoria daTegma Logistica S/A (2014 a atual). Ocupou o cargo de Diretora da Auditoria Interna Corporativa do Grupo no Brasil, com reporte hierárquico ao Presidente da TAM S/A e reporte matricial à Auditoria Interna Corporativa LATAM, no Chile (2010 a 2014). Ingressou no quadro da Globex Utilidades S/A (Grupo Pão de Açúcar) como gerente de Auditoria Interna (2004 a 2010). Também atuou como Coordenadora da Auditoria Interna Corporativa, com reporte hierárquico ao Diretor da Área no Brasil e funcional à Auditoria da Sociedade Controladora da Globex Utilidades S/A (Grupo Pão de Açúcar) na Espanha. Foi responsável pela coordenação da equipe de Auditoria das Operadoras Vivo e condução de projetos de auditoria em todas as empresas do Grupo Telefonica no Brasil (2001 a 2004).
Saulo de Tarso Alves de Lara Membro suplente 19/04/2017 Até a AGO em 2018
Diretoria Estatutária

De Acordo com o Estatuto Social da Estacio, a Diretoria deve ser composta por no mínimo três e no máximo oito membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor de Ensino e os demais Diretores sem designação específica. Os Diretores Executivos são eleitos pelo Conselho de Administração por dois anos e podem ser removidos do cargo a qualquer tempo.

Membros da Diretoria Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Pedro Thompson Landeira de Oliveira Diretor Presidente e de Relações com Investidores 30/08/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
O Sr. Thompson possui mais de 13 anos de experiência na área financeira, tendo atuado principalmente com Private Equity e Mercado de Capitais. Iniciou sua carreira na Deloitte, em 2003, onde participou e liderou ao longo de 4 anos diversos trabalhos nas frentes de auditoria, avaliação de riscos, due diligence e fusões e aquisições. Em 2007 iniciou na PDG Realty, tendo participado do processo de abertura de capital da Empresa e atuado em diversas lideranças na área financeira: planejamento e controle, fusões e aquisições, tesouraria e relação com investidores, tornando-se Diretor Executivo de Investimentos e Finanças Corporativas. De 2010 a 2012 foi Conselheiro da REP (Real Estate Partners), um investimento da PDG com foco em imóveis para renda. Em 2012 ingressou no BTG Pactual, onde permaneceu até 2016. No BTG atuou como Director na área de Private Equity, sendo que entre 2013 e 2015 foi CFO da varejista Leader, um dos principais investimentos do BTG até então. Na Leader, foi responsável por implantar uma nova cultura financeira após a aquisição por parte do BTG, sendo também responsável pelas áreas de finanças, sistemas, gente e gestão, jurídico, expansão e a central de serviços compartilhados. Cursou administração de Empresas, e possui extensão na Harvard Business School (HBS), no programa OPM (Owner and President Management).
Leonardo Moretzsohn De Andrade Diretor Financeiro 26/10/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Projetos Industriais pela COPPE/UFRJ, bacharelado em Economia pela Universidade de Brasília e diversos cursos de formação de executivos em renomadas instituições como Columbia University, MIT, Kellog nos EUA e no IMD (Suiça), Leonardo Moretzsohn desenvolveu sua carreira nas áreas de finanças, planejamento estratégico, desenvolvimento e gestão de empresas de mineração, recursos naturais, infraestrutura e bens de consumo, além de implantação de governança corporativa. Ocupou cargos de alta direção em empresas brasileiras e multinacionais, no Brasil e no exterior, como Mangalarga Projetos e Participações, Grupo Carta Fabril, Grupo EBX e Vale. Também atuou no conselho de administração de empresas no Brasil e no exterior, dentre as quais, PT Inco Pkt (Indonésia) e Samarco, além da presidência do conselho de curadores da Valia e do conselho de administração da Verde Potash (Canadá).
Hudson Rubem De Oliveira Mello Junior Diretor de Ensino 07/10/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Diretor da Companhia desde outubro de 2016, responsável pela Diretoria de Ensino. Graduado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Computação), com Pós-Graduação em Redes de Computadores e em Gestão de Instituições de Ensino Superior, todos pela Universidade Estácio de Sá. Atua na Universidade Estácio de Sá, instituição de Ensino Superior mantida pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá – SESES na administração acadêmica e operações desde 1995, tendo ocupado diversas posições. Atualmente é o Diretor de Serviços do Grupo Estácio, desde setembro de 2016, sendo responsável pela Diretoria de Tecnologia da Informação que provê todos os serviços de tecnologia da informação, sistemas (Acadêmico, Financeiro, Contábil, Portal Web, Business Intelligence, GED, e demais sistemas periféricos), telefonia e redes de computadores e pelo Centro de Serviços Compartilhados que realiza todos os processos centralizados e transacionais tais como Folha de Pagamento, Contabilidade, Faturamento, Cobrança, Contas a Pagar e Tesouraria e diversos serviços acadêmicos (tais como: expedição e registro de diplomas, apoio regulatório junto ao MEC, atendimento de requerimentos de alunos, correção de Vestibular e planejamento acadêmico). Também é Professor da UNESA desde 2002, ministrando aulas de diversas disciplinas na Área de Computação e de Sistemas de Informação, para a Graduação e Graduação Tecnologia presencial e a distância. De julho a agosto de 2016, ocupou a Diretoria do Centro de Serviços Compartilhados. De julho de 2013 a junho de 2016, ocupou a Diretoria de Operações do Núcleo Centro/RJ (que abrange os campi João Uchoa, Praça XI, Presidente Vargas, Menezes Cortes, Arcos da Lapa e Dorival Caymmi – Copacabana), tendo como principais atribuições o planejamento acadêmico, a operacionalização da realização das aulas e demais atividades acadêmicas, o atendimentos aos processos regulatórios, as atividades de captação, a manutenção da base de alunos e receita, bem como, pelas despesas gerais e administrativas e de pessoal. De janeiro a junho de 2013, atuou como Diretor Acadêmico de Ensino a Distância, sendo responsável pelo planejamento acadêmico, processos regulatórios (tais como autorização de cursos e novos polos, reconhecimento de cursos e renovação de reconhecimento de cursos), construção e manutenção dos Projetos Pedagógicos de Cursos, organização da construção do material de ensino voltado para a metodologia ado EaD bem como a disponibilização das aulas por meio do LMS (Learning Management System), organização do sistema de avaliação, atendimento a alunos, e coordenação dos processos de construção e manutenção do banco de questões nacional. De maio de 2009 a dezembro de 2012, ocupou a função de Gerente de Serviços Acadêmicos do CSC, responsável dentre outros, pelos processos de: confecção dos editais de Vestibular, preparação para o ingresso de alunos, preparação para a colação de grau, expedição e registro de diplomas, apoio regulatório junto ao MEC, atendimento de requerimentos de alunos, correção de Vestibular e planejamento acadêmico. Antes de 2009, ocupou a Gerência da Diretoria de Administração Acadêmica, foi Assessor da Vice-Reitoria Acadêmica da UNESA, dentre outras atividades.
Sergio Santos Leite Pinto Diretor sem Designação Específica – Diretor de Operações 19/07/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
O Sr. Leite é diretor da Companhia desde julho de 2016. Ingressou na Estácio em 2010, tendo ocupado os seguintes cargos: (i) Diretor de Operações do Núcleo Centro (RJ) em 2011 e do Núcleo Barra (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá – RJ), (ii) Diretor de Infraestrutura e Gestão de Ativos em 2013, (iii) Diretor de Operações Regional Sul, em 2014, (iv) Diretor de Operações da Regional Rio de Janeiro, em 2015. Ainda, trabalhou na AmBev de 1991 a 2000, empresa do ramo de bebidas, onde ingressou como Trainee, passando por diversos cargos, sendo o último de Gerente de Logística e Distribuição. Foi Gerente de Distribuição e Gerente de Planejamento de Supply Chain da Coca-Cola Andina, empresa do ramo de distribuição de bebidas, de 2000 a 2004. De 2004 a 2007, foi Gerente de Supply Chain Brasil da Abbott Laboratórios do Brasil, empresa do ramo farmacêutico. De 2007 a 2008 ocupou o cargo de Diretor de Suplly Chain da Coca-Cola Company, empresa do ramo de bebidas.
Antonio Higino Viegas Diretor sem Designação Específica – Diretor de Mercado 07/10/2016 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Diretor da Companhia desde outubro de 2016, responsável pela Diretoria de Mercado. Executivo com 20 anos de experiência de mercado, formado em Direito (ITE) e Marketing (ESPM), com MBA Executivo Internacional (USP) e Mestrado em Administração (PUC-SP), tendo realizado cursos nas Universidades de Cambridge (Inglaterra), Lyon (França) e Vanderbilt (EUA). Especialista na liderança de equipes e processos nas áreas de marketing, vendas e operações em empresas nacionais e multinacionais entre as quais Gerente de Operações e Gerente Regional de Vendas da Ambev (Brahma), empresa do ramo de bebidas, de 1993 a 1997; Gerente Nacional de Vendas da da SKY, empresa do ramo de televisão, de 1997 a 2001; Diretor de Marketing de Relacionamento da AT Telefonica, empresa do ramo de telefonia, de 2001 a 2005; Diretor de Marketing da Anhanguera Educacional, empresa do ramo de educação, de 2006 a 2008; e Diretor de Mercado da Estácio, de 2009 a 2010. Além disso, atuou como Diretor Geral de Pós-Graduação da Estácio de setembro de 2014 a julho de 2016 e como Diretor de Educação Continuada (EDUCON) de julho a setembro de 2016. Tem formação em Governança Corporativa pelo IBGC e é professor/palestrante de temas relacionados a marketing, negociação e planejamento de marketing.
Alberto de Senna Santos Diretor sem Designação Específica – Diretor Juridico e de Compliance 26/01/2017 até a 1ª RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Diretor da Companhia desde Janeiro de 2017, responsável pela diretoria Jurídica e de Compliance. Formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília em dezembro de 2004 e com Master of Laws (LL.M.) em Mercado de Capitais e Regulação do Mercado Financeiro, concluído em maio de 2009, pela Georgetown University, começou sua carreira jurídica em Pinheiro Neto Advogados, onde atuou de junho de 2000 a fevereiro de 2005. Em seguida, fundou o escritório Senna, Pedroso e Miranda Advogados atuando, de março de 2005 a dezembro de 2008, como sócio responsável pelo grupo de Contencioso Cível e advocacia perante os Tribunais Superiores. Entre janeiro a junho de 2009, trabalhou como advogado estrangeiro no departamento de Enforcement da Securities and Exchange Comission (SEC) em Washington, D.C. Voltou ao Brasil para fundar a Credtaxi Meios de Pagamento Ltda., empresa de distribuição e logística no seguimento de telefonia móvel, tendo ocupado o cargo de Diretor Operacional entre junho de 2009 e dezembro de 2013. Antes de ingressar na Estácio como Diretor Jurídico em setembro de 2016, atuou como Diretor Jurídico da UIB RexSeg Corretora de Seguros Ltda, multinacional do ramo de seguros, durante o período de janeiro de 2014 a outubro de 2015.
Comitê de Gente e Governança

Comitê de Gente e Governança é composto por três membros.

Membros do Comitê de Gente e Governança Eleição Prazo
Maurício Luis Luchetti – Coordenador 29/04/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Jackson Medeiros de Farias Schneider 29/04/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Juan Pablo Zucchini 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 30/06/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Comitê de Auditoria e Finanças

O Comitê de Auditoria e Finanças é composto por três membros e reúne-se ordinariamente a cada 3 meses.

Membros do Comitê de Auditoria e Finanças Eleição Prazo
Osvaldo Burgos Schirmer – Coordenador 29/04/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Líbano Miranda Barroso 29/04/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Brenno Raiko de Souza 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 30/06/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Comitê Acadêmico

O Comitê Acadêmico é composto por três membros.

Membros do Comitê Acadêmico Eleição Prazo
Luiz Roberto Liza Curi – Coordernador 30/06/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Maurício Luís Luchetti 15/12/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Brenno Raiko de Souza 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 30/06/2016 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Comitê de Estratégia

O Comitê de Estratégia é composto por quatro membros.

Membros do Comitê de Estratégia Eleição Prazo
João Cox Neto – Coordernador 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Líbano Miranda Barroso 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Jackson Medeiros de Farias Schneider 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Juan Pablo Zucchini 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018
Secretária Indicação Prazo
Simone Wilches Braga 20/09/2017 Até a 1º RCA que ocorrer após a AGO de 2018